Buscar
  • Gerson Borsato

A Digitalização de Processos no caminho da sua empresa!

Atualizado: 29 de Jun de 2020

Muito se tem ouvido falar na Digitalização atualmente, mas o que isso realmente significa ?


Basicamente é a transformação de processos manuais para uma forma mais automatizada de fazer a mesma coisa, só que com uma maior acuracidade, velocidade e facilidade. Uma premissa importante é que o sistema de Digitalização de Processos deve funcionar de tal forma que o repositório oficial das informações continuem sendo o ERP da empresa.

Nos processos manuais se faz necessária a impressão de romaneios de separação e ainda confiar na identificação visual dos produtos e seus códigos numéricos.

Muitas vezes os operadores precisam conhecer o produto para fazer a seleção do produto correto, o que demanda tempo de treinamento.


A digitalização pode iniciar da forma mais básica possível que é a utilização da leitura de códigos de barras dos produtos comparados aos códigos buscados. Se adicionarmos a isso uma forma de transformação dos romaneios impressos em informações que possam ser utilizadas em aplicativos por algum sistema computacional (sejam computadores, ou tablets) conseguimos dar o primeiro passo na direção da Digitalização.

Quais as Vantagens da Digitalização de Processos

Nesse primeiro nível de Digitalização, consideramos que a principal vantagem é a acuracidade na coleta de informações. Se o código do item lido não é igual ao esperado, o sistema pode indicar na hora e alertar o separador para que busque o item correto.

Na sequência temos a velocidade da operação. Com um clique no dispositivo de leitura do código de barras conseguimos toda a informação necessária e o sistema se encarrega da comparação, sem que o usuário precisar comparar visualmente os códigos dos itens.

Uma terceira vantagem seria que os operadores não precisariam conhecer os itens em si e trabalhariam de forma transparente, só importando a coleta do código de barras para realizar seu trabalho.

Por onde começar ?

A digitalização de processos pode ser aplicada em toda a cadeia logística de uma empresa que fornece produtos, desde o recebimento e conferência de materiais, colocação desses itens recebidos nas posições corretas no estoque, separação e conferência de pedidos, entrega para o cliente e inventários.

Numa primeira fase podemos pensar na conferência dos materiais recebidos. As informações das Notas Fiscais dos produtos recebidos são carregadas no sistema e o operador faz a leitura dos códigos de barras dos produtos e informa as quantidades recebidas. Esse processo pode identificar produtos faltantes, ou recebidos a mais, já na recepção. O próximo passo seria a alocação dos materiais nas posições de armazenagem. O operador lê o código de barras do item, na sequência o código de barras da posição de armazenagem e finaliza inserindo a quantidade. Com isso temos maior certeza de que o item foi armazenado na posição correta.

O resultado da primeira fase, além da Digitalização dos processos em si, é que já vamos ter definidas as interfaces do sistema com o ERP da empresa, o que vai facilitar a implementação das próximas fases do processo.


O vídeo a seguir foi produzido pela PESA (Paraná Equipamentos S.A.) em Curitiba, que implementou a Digitalização de Processos com o sistema desenvolvido pela Gestox RFID. Hoje o sistema está em funcionamento na Matriz e em outras 7 Filiais da empresa.




A Digitalização de Processos pode melhorar em muito a eficiência da equipe e reduzir a quantidade de falhas nos fornecimentos.

Entre em contato com a Gestox RFID e faremos uma avaliação dos processos existentes e como você pode se beneficiar da Digitalização !



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

©2019 por Gestox RFID